Ataque de rebeldes deixa nove mortos nas Filipinas

Homens suspeitos de serem comunistas insurgentes interceptaram um caminhão que transportava policiais de um vilarejo em um ataque que deixou nove mortos e pelos menos seis feridos na região central das Filipinas neste domingo, informou uma autoridade. Os policiais voltavam de um festival na ilha central de Negros, onde realizaram a segurança do evento. No caminho, 30 homens fortemente armados abriram fogo na direção do caminhão, disse o delegado Rico Santotome.

Entre os mortos estão um policial, seis guardas, a mulher de um dos guardas e o motorista do caminhão.

A polícia suspeita que o grupo comunista New People’s Army esteja por trás do ataque, ocorrido na região montanhosa de La Catellana. O governo esperava retomar conversas de paz com os insurgentes, declarando até mesmo um cessar-fogo durante o Natal com os guerrilheiros, mas nas últimas semanas os ataques têm sido mais frequentes.

Os grupos rebeldes interromperam as conversas de paz em novembro de 2011 após o governo rejeitar suas exigências para libertar colegas da prisão. Os rebeldes participam de uma rebelião armada para tomar o poder desde 1969 e mais de 30 mil pessoas já morreram nos conflitos, segundo o governo, que estima que o grupo tenha atualmente 4 mil rebeldes, menos do que o pico de 26 mil visto na década de 1980. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.