Ataque de helicóptero na Síria deixa 26 mortos

Um ataque de helicóptero na Síria em uma cidade próxima de Alepo dominada por rebeldes deixou 26 mortos, informaram ativistas neste domingo. Forças do presidente Bashar Assad atingiram fortemente áreas controladas pelos rebeldes no Norte da Síria nos últimos dias, de acordo com ativistas. Eles dizem que esses ataques muitas vezes precedem ofensivas do governo.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediado na Grã-Bretanha, declarou que a aeronave tinha como alvo um complexo do grupo rebelde conhecido como o Tawhid Brigada na cidade de al-Bab. As bombas erraram o alvo e atingiram o mercado Nafasin, matando 26 pessoas, a maioria civis, incluindo quatro crianças. Três vitimas eram rebeldes, disse Rami Abdurrahman, que dirige o observatório.

A ofensiva do governo no Norte do país seria o mais recente esforço das forças de Assad para recuperar território antes das negociações de paz previstas para janeiro, em Genebra. A oposição detém atualmente grandes faixas de território no Norte do país, incluindo a fronteira com a Turquia, bem como bairros inteiros de Alepo, a maior cidade da Síria e seu centro comercial.

O observatório inicialmente relatou seis mortos no ataque, realizado do sábado, mas elevou o número de mortos para 26 neste domingo, quando recebeu mais informações dos rebeldes.

A Brigada Tawhid é um dos mais conhecidos e poderosos grupos rebeldes da Síria,

com uma estimativa de 10 mil combatentes. É particularmente forte na província de Alepo.

Tropas de Assad também têm lutado contra oposicionistas na região central de Qalamoun, perto da fronteira com o Líbano, visando cortar as rotas de fornecimento dos rebeldes e conter o fluxo de combatentes que sai do país vizinho.

Neste domingo, o observatório informou que as tropas enfrentaram rebeldes, incluindo membros da Al-Qaeda ligados à milícia islâmica Jabhat al-Nusra, dentro da cidade predominantemente cristã de Maaloula, perto de Damasco. Fortes confrontos estavam concentrados na parte antiga da cidade e houve vítimas em ambos os lados, disse Abdurrahman, sem informar o número de mortos e feridos nesse combate.

Maaloula fica nos limites de Qalamoun, cerca de 60 quilômetros a nordeste da capital e a sudoeste de Nabek, cidade que tem sido foco de um esforço do governo nos últimos dias. Anteriormente a cidade já tinha sido firmemente dominada pelo governo, apesar de estar cercada por território controlado pelos rebeldes. Maaloula foi uma grande atração turística , antes da guerra civil. Alguns dos seus moradores ainda falam uma versão do aramaico, a linguagem bíblica que se acredita ter sido usada por Jesus. Fonte: Associated Press

Voltar ao topo