Ataque aéreo paquistanês mata sete talebans

Pelo menos sete militantes talebans foram mortos neste domingo (16) por um ataque aéreo paquistanês e em um confronto com forças locais na região tribal perto de fronteira do Afeganistão, informaram autoridades do Paquistão.

Outros dois membros de uma tribo aliada foram mortos em combate que começou depois que um grupo armado, apoiado pelo governo paquistanês, incendiou três casas de militantes que supostamente abrigavam suspeitos da organização Al-Qaeda, declarou à agência AFP Mohammad Jamil, chefe da segurança local.

Jamil afirmou que o grupo militante islâmico paquistanês Lashkar iniciou uma operação contra os insurgentes no distrito de Bajaur, onde forças do Paquistão estão em conflito com rebeldes do Taleban e da Al-Qaeda há três meses.

Ainda segundo o oficial paquistanês, dois militantes foram mortos e outros dois foram feridos na batalha armada, que também culminou na morte de dois membros tribais pró-governo, entre eles o chefe do Lashkar, Malik Fazle Ma’abood.

O cinturão tribal do Paquistão se tornou um porto seguro para centenas de extremistas que fugiram do Afeganistão depois da queda do regime Taleban, no final de 2001.