Homens armados atacaram um grupo de turistas europeus no árido norte da Etiópia. Cinco turistas morreram, dois ficaram feridos e outros dois foram sequestrados. O ministro de Comunicações etíope, Bereket Simon, disse que homens armados, provenientes da vizinha Eritreia, atacaram o grupo de turistas durante a madrugada de terça-feira. Dois etíopes também foram levados como reféns.

continua após a publicidade

No grupo de turistas estavam pessoas da Áustria, Bélgica, Alemanha, Hungria e Itália, afirmou Bereket. Dois alemães, dois húngaros e um austríaco foram mortos, segundo um relatório da Interpol citado pelo porta-voz do primeiro-ministro da Hungria. Dois belgas ficaram seriamente feridos e dois italianos escaparam ilesos, diz o documento. Dois alemães foram sequestrados.

O primeiro-ministro da Áustria confirmou que um austríaco da província da Alta Áustria está entre os cinco mortos. Já autoridades etíopes não puderam informar com certeza a origem das vítimas.

A televisão estatal etíope informou na terça-feira que o grupo era composto por oito turistas, mas o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores austríaco, Peter Launsky-Tiefenthal, disse na noite de terça-feira que 22 pessoas podem ter sido atacadas, embora ele tenha dito que nos números não foram confirmados.

continua após a publicidade

Os turistas visitavam uma região vulcânica da região de Afar, no norte do país, que fica abaixo do nível do mar e é conhecida por seu intenso calor e pelas salinas pitorescas.

Aparentemente, os turistas estavam viajando com a empresa Green Land Tours and Travel, sediada em Adis-Abeba, segundo três fontes da capital etíope, que não quiseram divulgar seus nomes porque a informação ainda não foi tornada pública.

continua após a publicidade

A Green Land Tours and Travel oferece um pacote de 15 dias de viagem para a região de Afar, que inclui visitas para ver a extração de sal e caminhadas ao redor do vulcão, onde há piscinas de lava. As informações são da Associated Press.