Astrônomos analisam possibilidade de mudar a órbita da terra

Um grupo de astrônomos internacionais está analisando a possibilidade de deslocar a Terra para uma órbita diferente, como parte de um plano para salvar a vida sobre nosso planeta, no caso que fique muito perto do sol e sofra os efeitos fatais de um reaquecimento.

Segundo a versão – publicada em fevereiro na imprensa européia -, lançando ao espaço um corpo gigantesco, do tamanho de um asteróide e de um centenar de quilômetros de diâmetro, o planeta poderá se afastar lentamente do Sol, afirmam os cientistas.

Dentro de 3 mil milhões de anos, aproximadamente, o Sol será 40% mais luminoso que agora e a Terra terá se reaquecido tanto que será impossível ter vida sobre sua superfície.

E ainda antes, dentro de dois milhões de anos, dizem os astrônomos, o aumento da luminosidade do Sol provocará um calor úmido e um efeito estufa catastrófico para o planeta.

A teoria científica de colocar a Terra numa órbita diferente à atual é o tema de um estudo publicado nojornal Astrophysics and Space Science.(ANSA)

Voltar ao topo