Depois da Rússia...

Asteroide passará perto da Terra nesta sexta-feira

Um asteroide de 46 metros de diâmetro passará perto da Terra na tarde desta sexta-feira. Trata-se da maior aproximação de que se tem notícia de uma rocha deste tamanho por nosso planeta.

A agência aeroespacial norte-americana (Nasa, por suas iniciais em inglês) calcula que o asteroide 2012 DA14 passará a 27.300 quilômetros da Terra, o que evitará qualquer tipo de catástrofe.

Apesar disso, a trajetória do asteroide o levará a uma área mais próxima de onde orbitam muitos dos satélites artificiais de comunicação e meteorologia que servem à Terra. Cientistas acreditam que os satélites não serão afetados.

O asteroide 2012 DA14 é pequeno demais para ser visto a olho nu. A expectativa é de que ele passe sobre o Oceano Índico, perto da ilha indonésia de Sumatra, às 17h25 no horário brasileiro de verão.

O rastro do corpo celeste poderá ser visto com a ajuda de binóculos e de telescópios de pontos na Ásia, na Austrália e no leste da Europa.

A passagem do 2012 DA14 ocorrerá apenas algumas horas depois de um meteorito ter atingido a região dos Montes Urais, na Rússia.

A onda expansiva da explosão do meteorito estilhaçou vidros, ferindo centenas de pessoas, mas cientistas descartaram relação entre o objeto que caiu na Rússia e o asteroide que cruzará os céus do Oceano Índico. As informações são da Associated Press.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.