Arqueólogos descobrem mamutes da era glacial

(ANSA) ? THETFORD ? Arqueólogos britânicos acreditam ter descoberto em uma pedreira de Norfolk um matadouro da Idade da Pedra com restos de mamutes e de outros animais pré-históricos junto a machados e armas que datam da era Glacial, há cerca de 50 mil anos antes de Cristo.

A estreita proximidade de armas de pedra e os restos dos animais é justamente o que leva os estudiosos a pensarem que este era um lugar onde o homem de Neanderthal organizava as emboscadas para matá-los. Em particular se achou um machado cravado no crânio de um mamute ainda com as suas presas.

“As escavações, realizadas pela Unidade Arqueológica de Norfolk (leste da Inglaterra) em uma pedreira de cascalho próxima de Thetford, começaram há três meses”, informa o líder da equipe arqueológica, Bill Boismier.

O cientista afirma que o esforço já deu resultados mais do que satisfatórios e relatou que descobriram uma pilha com sete presas de até três metros de comprimento, dentes e partes do esqueleto de pelo menos quatro mamutes e outros animais, além de oito machados.

A descoberta ajudará os cientistas a melhorar seus conhecimentos sobre o estilo de vida do homem de Neanderthal, esclarecendo algumas dúvidas sobre sua dieta e seu comportamento.

“As pilhas das presas são se formam sozinhas. Alguém deve tê-las juntado. É um gesto deliberado. Os machados de pedra no Paleolítico eram o equivalente moderno da faca de caça. Encontrar um fincado no crânio de um animal é um indício certo do que acontecia no local”, disse Boismier.

“Nunca vi nada parecido na Grã-Bretanha”, frisa Andy Currant, encarregado do Departamento de Mamíferos Fósseis do Museu de Ciências Naturais de Londres.

“Sempre se vêem figuras do homem de Neanderthal caçando mamutes, mas não existiam provas científicas de que isso realmente acontecia, pois é extremamente raro encontrar vestígios dessa época, e mais raro ainda restos de mamutes”, comenta David Miles, responsável arqueológico do “English Heritage”, a área que tutela os bens culturais e naturais do governo britânico. “A descoberta deste sítio, um dos mais completos em sua categoria, tem importância internacional”.

Para Mark White, paleontólogo da Universidade de Durham, na Escócia, a descoberta dos machados próximos aos ossos dos animais faz pensar que “o homem de Neanderthal vinha para este lugar porque sabia que aqui encontraria animais para matar”.

O homem de Neanderthal apareceu na Europa e na Ásia há 130 mil anos e foi suplantado pelo Homo Sapiens. (ANSA).

Voltar ao topo