Argentina volta a sofrer com falta de energia elétrica

Os apagões crescem no verão na Argentina. A falta de energia elétrica está afetando diversos bairros da cidade de Buenos Aires e sua região metropolitana desde o Natal. Mas, nos últimos três dias, os apagões ficaram mais freqüentes.

O motivo da falta de energia é o estado do delicado sistema energético argentino, que está desde 2004 à beira do colapso. Esse sistema foi alvo de maiores exigências nos últimos dias devido à onda de calor que assola o país. Em Buenos Aires, a população recorreu em massa ao ar condicionado e ventiladores para tentar paliar os efeitos de 42 graus Celsius de sensação térmica.

Os apagões atingiram os bairros portenhos de Caballito, Floresta Liniers, setores de Palermo e Belgrano. Na Grande Buenos Aires foram afetados os municípios de Olivos (onde está a residência presidencial), Vicente López, Pilar e Lanús, entre outros. No interior do país também sofreram apagões as províncias do Chaco, Formosa, Entre Ríos e Corrientes.

A demanda na terça-feira foi de 17.700 Megawats, nível que colocou o sistema muito perto de sua capacidade máxima atual, de 18.000 Megawats

O governo da presidente Cristina Kirchner, que herdou a crise energética do governo de seu antecessor e marido, Néstor Kirchner, exigiu que o setor industrial reduza seu consumo energético. No inverno, quando o país foi atingido pela primeira grande crise energética em 18 anos, o racionamento de energia para as indústrias provocou uma queda de produção industrial de 0,1% em junho e de 2,1% em julho.

Precavidas, diversas empresas adquiriram tanques de gás e geradores para enfrentar a eventualidade de uma nova crise. Desde meados de 2007 esperava-se que no início de 2008 ocorreria mais uma crise energética.

O governo de Cristina Kirchner também importou energia elétrica do Brasil. Ontem, a importação foi de 300 Megawats.

Os analistas indicam que, se os apagões tornaram-se mais freqüentes, o governo Cristina corre o risco de ser alvo de protestos, especialmente os "panelaços".

Voltar ao topo