Argentina volta a cancelar voos por cinzas de vulcão

As companhias aéreas LAN e Aerolíneas Argentinas e Austral voltaram a suspender os voos que partem dos dois aeroportos de Buenos Aires, na tarde desta terça-feira, em consequência das cinzas emitidas pelo vulcão chileno Puyehue Cordón-Caulle no espaço aéreo argentino. O comunicado foi divulgado pelas empresas em nota oficial à imprensa, informando que estão analisando as condições meteorológicas e retomarão os voos quando as condições de segurança estiverem asseguradas.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Aerolíneas Argentinas e Austral Líneas Aéreas no Brasil, seis voos no total já foram cancelados. Três que sairiam da Argentina para o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), um para o Salgado Filho (Porto Alegre) e dois para o Antonio Carlos Jobim (Rio. Gol e TAM informaram que suas operações estão dentro do horário previsto. Além dos aeroportos de Buenos Aires, os voos estão suspensos também em Bariloche, Chapelco, Neuquén, Trelew, Viedma e Santa Rosa.

A previsão é que os voos fiquem suspensos até às 20 horas de hoje, mas o porta-voz da concessionária dos aeroportos locais na Argentina, Aeropuertos 2000, Julio Scaramella, informou que “ainda não há prognósticos para a retomada das operações”. Ele citou que “o comitê de crise está avaliando as condições dos ventos e do deslocamento das nuvens vulcânicas” e que a decisão de suspender os voos é de cada linha aérea. (colaborou Wladimir D’Andrade, de São Paulo)

Voltar ao topo