Argentina analfabeta detida por morte de filha desnutrida é absolvida

Um tribunal oral da Argentina absolveu, nesta quarta-feira, uma mulher analfabeta vítima de pobreza extrema que foi submetida a um julgamento pela morte por desnutrição de sua filha de três anos, informaram fontes judiciais.

O Tribunal Oral Penal 1 de Eldorado, da província de Misiones, absolveu e ordenou a imediata libertação de María Ovando, de 37 anos, que tinha sido acusada de suposto “abandono de pessoa seguido de morte e agravada pelo vínculo” de sua filha Carolina, penúltima de 12 irmãos, falecida em março de 2011.

“Agora, minha filha descansa em paz”, disse a mulher em entrevista à agência oficial “Télam”, após recuperar sua liberdade depois de ficar detida por um ano e meio.

A advogada Roxana Rivas, defensora de María, disse que dará início “aos trâmites judiciais para que seus filhos sejam restituídos”.

Em certa fase do julgamento, o representante do Ministério Público Fiscal tinha solicitado para a acusada uma pena de cinco anos de prisão.

A morte de Carolina aconteceu quando sua mãe, analfabeta, pobre e com 12 filhos, tratava de levá-la, nos braços, para um centro de saúde distante alguns quilômetros de sua residência.

Após perceber a morte da menina, a mulher decidiu enterrá-la por medo, segundo a defesa liderada por Roxana, que sustentou que se tratou de “um caso de criminalização da pobreza”.

“María é analfabeta. O Estado jamais lhe informou que poderia ter acesso a uma atribuição por ser mãe de sete filhos”, assinalou.

Órgãos públicos e dirigentes políticos reuniram 20 mil assinaturas com as quais solicitaram a absolvição de María, em um documento no qual figuram a Defensoria Geral da Nação argentina, associações judiciais e associações contra a violência de gênero.

Roxana disse negociará para que a mulher e seus 11 filhos recebam uma ajuda econômica por parte do Estado e uma casa em Posadas, capital de Misiones.
María disse após ser absolvida que quer “trabalhar, seguir estudando e ter uma casa para viver” com seus filhos.

Voltar ao topo