O pré-candidato republicano, Mitt Romney, conseguiu nesta terça-feira um triplo triunfo nas primárias do partido nos Estados de Wisconsin e Maryland e em Washington D.C. (Distrito de Colúmbia), e com seu favoritismo, os republicanos já começam a especular nos bastidores da campanha sobre o vice ideal para compor a chapa que disputará a Casa Branca, no dia 6 de novembro.

continua após a publicidade

A definição do vice, porém, só se dará quando a candidatura de Romney for consolidada, o que não deve ocorrer antes do fim de abril.

Ontem, a principal vitória do ex-governador de Massachusetts foi conquistada em Wisconsin, Estado que teve o resultado mais apertado. “Obrigado a Maryland, Distrito de Columbia e Wisconsin, foi uma grande noite”, disse Romney a seus simpatizantes na cidade de Milwaukee, Wisconsin.

Em seu discurso, o pré-candidato fez críticas aos programas públicos lançados pelo presidente Barack Obama. “Quando você ataca os negócios e vilipendia o êxito, terá menos negócios e menos sucesso”, disse ele. Romney frisou que pretende fazer com que os EUA voltem a ser a “terra das oportunidades”.

continua após a publicidade

Em Wisconsin, com 99% das urnas apuradas, Romney tinha 42% dos votos, seguido por Rick Santorum, com 38%. Ron Paul soma apenas 12% dos votos e Newt Gingrich, 6%. Em Washington D.C., também com 99% das urnas apuradas, Romney tinha 70% dos votos, Paul, 12% e Gingrich, 11%. Em Maryland, com 79% das urnas apuradas, Romney tinha 49% dos votos, Santorum, 29%, Gingrich, 11% e Paul, 10%.

Por ora, Romney conta com 648 delegados; Santorum tem 264; Gingrich conta com 137 e Paul, 71. Para obter a nomeação do partido, o candidato deve somar pelo menos 1.144 delegados na convenção de Tampa, em agosto.

continua após a publicidade

Os republicanos farão novas primárias em 24 de abril, quando então votarão os Estados de Nova York, Connecticut, Delaware, Rhode Island e Pensilvânia. Espera-se que Romney tenha bom desempenho nos quatro primeiros Estados, uma vez que esses são territórios de perfil mais moderado e ele já viveu por lá.

Na Pensilvânia, entretanto, a vitória deve ser de Santorum por se tratar de sua cidade natal, e pelo fato de ele já ter sido senador pelo Estado. As informações são da Dow Jones e Associated Press.