Após Brexit, presidente da França faz reuniões de emergência com líderes do país

O presidente da França, Francois Hollande, vem organizando reuniões de emergência com líderes de partidos políticos franceses para tratar sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado “Brexit”. Entre os convidados estão representantes de seu próprio partido, o Partido Socialista, do partido oposicionista conservador Os Republicanos, do qual faz parte o ex-presidente Nicolas Sarkozy, da Frente Nacional, de extrema direita, do Partido Verde e de outros grupos de extrema esquerda e centro.

Mais cedo, logo após encontro em Paris com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, Holland prometeu manter as relações de seu país com o governo britânico, em especial no que diz respeito ao fluxo de migrantes entre os territórios francês e britânico e à cooperação militar e econômica. Ele afirmou ainda que a saída do Reino Unido da União Europeia traz preocupações “para todo o planeta”, e defendeu uma separação organizada das duas partes. “Todo o planeta está se questionando: o que vai acontecer?”, declarou o presidente francês.

Na sexta-feira (24), a líder francesa de extrema direita Marine Le Pen, defendeu a realização de um referendo semelhante ao realizado no Reino Unido, para questionar a permanência da França na União Europeia. A administração de Hollande rejeitou a chamada, mas Le Pen é atualmente mais popular em pesquisas de opinião e pretende substituir Hollande nas eleições presidenciais do próximo ano.

A França é um dos países fundadores da União Europeia, mas em 2005 eleitores franceses rejeitaram uma constituição do bloco europeu que teria fortalecido a união na região. Boa parte dos franceses alimenta a mesma frustração com a estagnação econômica e a onda migratória recente no continente, que conduziram os britânicos a votar pela saída da Reino Unido da UE. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo