Dezenas de delegados que apoiaram Bernie Sanders, nas primárias do Partido Democrata dos Estados Unidos, retiraram-se do centro de convenções onde acontecia a Convenção Nacional do partido, nesta terça-feira, em protesto conta a nomeação formal de Hillary Clinton para a corrida presidencial dos EUA, na sequência da votação de do pedido de aclamação pelo próprio Sanders.

continua após a publicidade

Os manifestantes se reuniram em frente a tendas da imprensa enfileiradas na parte de fora do prédio e carregavam cartazes pedindo por revolução enquanto enalteciam Sanders dizendo que “isso é como a democracia se parece”.

Vários delegados de Sanders entraram nas tendas e encenaram um protesto sentado.

Mais cedo, Hillary quebrou uma barreira histórica ao conquistar a nomeação do Partido Democrata como a primeira mulher a liderar um grande partido nas eleições gerais do país.

continua após a publicidade

Os presentes saudaram Sanders quando a lista de chamada chegou ao seu Estado, Vermont, e ele ajudou a oficializar a nomeação de Clinton, em uma demonstração de unidade no partido que tenta superar profundas divisões.

“Eu proponho que Hillary seja selecionada como a nomeada do Partido Democrata para presidente dos EUA”, declarou Sanders.

continua após a publicidade

Em novembro, Hillary se encontra com Donald Trump, nomeado como candidato pelo Partido Republicano na convenção em Cleveland, na semana passada. (Matheus Maderal, com informações da AP e da Dow Jones Newswires – matheus.maderal@estadao.com)