Apaixonados pelo Fusca são eternamente fiéis

Ele não é mais fabricado no País desde 1996, mas ainda continua sendo o objeto de desejo de muita gente. O “Volkswagen Sedan”, mais conhecido no Brasil como Fusca (denominação que se tornou oficial em 1984, com o lançamento do modelo 1.6 a álcool), ou Beetle (“Besouro”) nos EUA, Käffer na Alemanha, ou ainda como Coccinelli na Itália, ganhou fãs-clubes, associações de proprietários e sites na internet. Essa paixão só sabe contar quem tem um sedã desses na garagem.

E o arquiteto Ari Francisco Skroch Júnior é um desses apaixonados pelo carro. Ele comprou o modelo ano 66 como sempre sonhou, e já gastou mais de R$ 25 mil para colocar todos os acessórios e peças originais no seu Fusca placas AVW 1960. Mas Ari garante que não vende o carro por esse preço. “Ele para mim é mais que um carro, é um acessório”, comenta.

O carro de Ari só deixa a garagem da casa para ir a eventos especiais como encontros e exposições. O modelo, verde turquesa por fora e verde e gelo por dentro, é superequipado com acessórios originais. As rodas traseiras têm uma espécie de saia que cobre parte do pneu. “Isso era para dar um ar mais clássico ao modelo”, conta Ari. A lanterna traseira é de vidro, e o relógio do painel é de cordas. No painel também há um vaso para flores, muito comum nos carros alemães. “A idéia é enfeitar o carro da mesma forma que se enfeita a casa”, diz o arquiteto.

A história do carro, Ari Skroch Júnior também sabe de cor e faz questão de contar cada detalhe. Ele comenta que tem curiosidade de ver de perto um dos protótipos que foram feitos na mesma plataforma no Fusca, na fábrica da Alemanha, e usados durante a guerra. Segundo Ari, o modelo está com uma família no interior de São Paulo e, possivelmente, é o único do mundo ainda inteiro.

A paixão por carros antigos Ari divide com outros colegas que fazem parte da Associação Sedã Volkswagem, que reúne proprietários de modelos antigos da marca, como o Kamann-Ghia, SP1 e SP2, TL ou Variant.

Variação

De modelo considerado popular, o Fusca passou a ser objeto de inspiração para um novo carro da Volkswagen, o New Beetle. O design do carro começou a ser pesquisado em 1991, voltado para o mercado americano, e foi aí que descobriram que o sucesso da marca Volkswagen estava intimamente ligado ao Beetle (Fusca). Então começaram os estudos para uma versão “new” do modelo. O carro começou a ser produzido na fábrica da Volkswagen mexicana, em Puebla, em 95, e o modelo ganhou as ruas sendo reconhecido pelas linhas modernas baseadas no clássico Fusca. Em novembro de 99 o carro chegou ao Brasil com uma marca de 170 mil unidades comercializadas.

O gerente de marketing e produtos da Volkswagen, Manuel Fernandes, disse que o New Beetle mantém as linhas peculiares do Fusca, porém a tecnologia empregada é completamente diferente. Com preço variando entre US$ 29 mil a US$ 38 mil, o carro, segundo Fernandes, é produto de consumo de um público que quer expressar um estilo de vida diferente. Entre os proprietários, comenta Fernandes, estão artistas, políticos e pessoas de expressão, como o cantor Daniel e o apresentador Jô Soares (que tem dois modelos).

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