Ao menos 7 civis morrem em atentado suicida no sul do Afeganistão

Pelo menos sete civis morreram e outros 23 ficaram feridos em um atentado suicida nesta segunda-feira próximo à entrada da universidade da cidade afegã de Kandahar, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O porta-voz do governador da província de Kandahar, Javed Faiçal, explicou que o ataque aconteceu por volta das 18h40 locais (11h10 de Brasília) e foi realizado por um terrorista suicida em um veículo em movimento.

Citada pela agência local “AIP”, a mesma fonte detalhou que o atentado ocorreu no estacionamento da universidade, embora tenha evitado confirmar que a instituição fosse o alvo do ataque.

Os incidentes violentos são frequentes no sudeste do Afeganistão, onde predomina a etnia Pashtun, da qual tradicionalmente procedem os insurgentes talibãs.

Kandahar é o bastião espiritual dos talibãs pois foi onde nasceu o movimento fundamentalista, em meados da década de 1990.

Os atentados suicidas e as bombas caseiras são dos métodos mais utilizados pelos extremistas para atingir as forças de segurança estrangeiras e afegãs, embora, na prática, as ações causem um elevado número de vítimas civis.

Mais de uma década depois da invasão americana que levou à queda do regime talibã, a guerra afegã se encontra em um de seus momentos mais sangrentos.

Em julho de 2011, as forças estrangeiras começaram e se retirar progressivamente do país e a transferir a responsabilidade da segurança ao exército e à polícia afegãos. O processo deve ser concluído em 2014, se os prazos previstos forem cumpridos.

Voltar ao topo