Americanos comemoram Dia de Independência com churrascos e ventiladores

Milhões de americanos comemoram nesta quarta-feira o Dia da Independência com festas e os típicos churrascos em meio a uma sufocante onda de calor na costa leste e de incêndios no oeste que obrigaram as autoridades a proibir o uso de fogos de artifício em vários estados do país.

Na capital americana, onde o termômetro marcava 36 graus ao meio-dia, milhares de pessoas tentavam combater o calor com bonés e guarda-sóis com a bandeira americana, em preparação para a queima de fogos desta tarde que iluminará o Capitólio e o Obelisco.

No total, 19 pessoas morreram na costa leste dos Estados Unidos, e os habitantes de Washington ainda sofrem as consequências de uma forte tempestade ocorrida na última sexta-feira que provocou cinco mortes na região, causou danos materiais e deixou mais de um milhão de pessoas sem eletricidade.

Apesar das empresas de eletricidade assegurarem que não pararam de trabalhar durante o fim de semana, milhares de casas na capital continuam sem energia nesta quarta-feira.

Por sua vez, alguns condados e cidades dos estados do centro oeste como Arizona, Novo México, Utah, Wyoming e Montana emitiram normas temporárias para restringir o uso de foguetes e explosivos diante de risco de incêndios.

As condições são ainda mais complicadas no Colorado, onde nas últimas semanas aconteceu incêndio mais destrutivo de sua história, que já consumiu mais de 7,2 mil hectares e tirou a vida de duas pessoas. O governador John Hickenlooper proibiu fogos de artifício para celebrações privadas em todo o estado.

Já o presidente Barack Obama retornou nesta manhã a Washington após alguns dias de descanso na residência oficial de verão de Camp David (Maryland), apenas a cem quilômetros da capital, para liderar uma cerimônia de naturalização de membros das Forças Armadas americanas.

“A história dos imigrantes é a nossa própria história”, afirmou Obama ao outorgar a cidadania americana a 25 membros ativos do serviço militar, entre eles 10 latino-americanos.

“Nenhuma outra nação se renova tão constantemente como os EUA graças à chegada de imigrantes. Por isso estamos sempre jovens”, declarou.

O governante deve convidar nesta tarde na Casa Branca estes novos americanos e trabalhadores da residência presidencial para um tradicional churrasco no Jardim Sul da sede do governo, lugar privilegiado de onde é possível observar os fogos de artifício de Washington, os mais famosos do 4 de julho.

Além disso, esta data servirá como parênteses para Obama antes de retomar suas atividades em pleno período eleitoral, motivo pelo qual iniciará na próxima quinta-feira uma viagem de ônibus por dois dos estados-chave na campanha, Ohio e Pensilvânia.

Apesar de liderar as pesquisas nacionais, Obama ainda trabalha para conseguir votos em estados que podem decidir a eleição e nos quais grande parte da população ainda não escolheu um candidato para apoiar.

A decisão do Tribunal Supremo de aprovar a constitucionalidade do grande trunfo político de Obama desde que chegou ao governo – a reforma do sistema sanitário, com a qual pretende que milhões de americanos tenham acesso ao seguro médico – deu um forte respaldo para o presidente.

Obama agora encara os últimos quatro meses de campanha para conseguir a reeleição e terá uma árdua batalha contra Mitt Romney, especialmente com a economia como frente principal de disputa perante a fragilidade da recuperação.

Voltar ao topo