Partidários do presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, entregaram na noite de quarta-feira (10) ao Congresso do país um projeto de lei por meio do qual pretendem convocar um referendo para que os eleitores digam se desejam ou não que a constituição seja modificada a fim de permitir uma nova reeleição do chefe de Estado. Luis Guillermo Giraldo, do Partido Social da Unidade Nacional (Partido da U, governista), um dos que defendem a consulta popular, entregou o polêmico projeto de lei perto do encerramento da sessão de quarta da Câmara dos Deputados, onde começará o trâmite de quatro debates e votações legislativas, conforme recomenda a lei local.

continua após a publicidade

Apesar de Uribe nunca ter se manifestado publicamente sobre se deseja ou não um terceiro mandato, “é o povo que envia uma mensagem” ao chefe de Estado e ao Congresso, argumentou Giraldo a jornalistas. Ele manifestou a expectativa de que a Câmara e o Senado aprovem a consulta e que o referendo seja realizado em junho ou julho do próximo ano. O projeto de lei foi apresentado com o respaldo de mais de 4 milhões de assinaturas favoráveis ao terceiro mandato para Uribe.

A oposição questionou o custo da campanha de coleta de assinaturas. Giraldo prometeu em breve tornar as contas públicas. Uribe, no entanto, disse que, se a convocação do referendo sobre a segunda reeleição obstruir um projeto para a reforma do Poder Judiciário, “esse obstáculo fica removido imediatamente, neste caso por vontade do próprio presidente da República”. Ao mesmo tempo, Uribe comentou que o Congresso poderia simplesmente reformar o artigo que permite a primeira reeleição. O presidente colombiano fez os comentários durante discurso em um centro universitário perante 400 estudantes.

continua após a publicidade