Álcool provoca 61%dos acidentes e 75% das mortes no trânsito

O perigo existe o ano inteiro, mas agora, chegando o Carnaval, é ainda maior. Motoristas costumam não apenas encher o tanque do carro, mas também o deles próprios. Segundo pesquisas internacionais feitas nos anos 90, 61% dos acidentes de carro foram provocados por bebida e 75% das vítimas fatais desse tipo de acidente tinham bebido. Das cerca de 1.100 vítimas de trânsito analisadas em quatro capitais brasileiras, incluindo Brasília, 61% tinham consumido bebidas alcoólicas.

Em 2001, a Unifesp ? Universidade Federal de São Paulo fez um levantamento com 518 pessoas atendidas no pronto-socorro do Hospital São Paulo, na capital paulista. O trabalho fez parte de estudo da OMS ?Organização Mundial de Saúde, que escolheu 12 países para identificar acidentes de automóvel, de trabalho ou agressão associados ao consumo de álcool.

De acordo com este estudo, na cidade de São Paulo, cerca de 13% dos acidentes cujas vítimas sofreram algum tipo de trauma físico estavam associados ao consumo abusivo de álcool. Entre os pacientes que se acidentaram por causa de terceiros, 64% suspeitavam que o causador das lesões havia bebido. Um dado que chamou a atenção: 11% das vítimas do sexo feminino estavam alcoolizadas.

Este é o assunto da semana na coluna Responsabilidade Social e Ética, do jornalista Engel Paschoal. Veja abaixo o link do texto. É só clicar.

Engel Paschoal dá cursos e palestras motivacionais de responsabilidade social. Também escreve, às sextas-feiras, um artigo no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A coluna Responsabilidade Social e Ética tem o apoio do Instituto Ethos e é publicada em jornais, além dos sites www.aclimacaosp.com.br e www.wmulher.com.br (Canal Trabalho & Companhia).

Voltar ao topo