O presidente da Airbus, Thomas Enders, disse nesta sexta-feira que a fabricante de aviões europeia trabalha no sentido de substituir as “caixas pretas” por um sistema que transmita por satélite os dados de voo. “Estamos examinando as possibilidades de melhorar o atual sistema por outros métodos de coleta dos dados”, declarou Enders ao jornal francês Le Parisien.

continua após a publicidade

“Os dados mais importantes podem, por exemplo, ser transmitidos em tempo real por satélite, como já acontece com as informações relativas à manutenção da aeronave”, afirmou o executivo. “Isso é uma questão na qual estamos trabalhando com nossos parceiros e fornecedores.”

Os aviões comerciais são obrigados a ter dois gravadores – um para os dados do voo e outro que grava a conversa entre os pilotos -, mas, para obter essas informações, é necessária a recuperação física das caixas. As aeronaves de última geração também transmitem informação via satélite durante o voo, de forma que os mecânicos estejam preparados para atender os aviões logo após a aterrissagem.

Esses dados de manutenção constituem a única informação de que dispõem os investigadores do acidente com o avião que fazia o voo 447 da Air France, entre o Rio de Janeiro e Paris. O avião desapareceu no Oceano Atlântico em 1º de junho com 228 pessoas a bordo. As caixas pretas da aeronave continuam desaparecidas.

continua após a publicidade

“Para melhorar a segurança do transporte aéreo no futuro, devemos assegurar que, no caso de um acidente, possamos recuperar todos os dados do voo”, disse Enders. As informações são da Dow Jones.