O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, embarcou neste domingo para uma série de visitas a países africanos como Benim, Gana e Níger, com acordos de energia em destaque na agenda, anunciou o escritório da presidência do Irã. “Durante a visita a Benim, Níger e Gana, nós vamos tentar não apenas estreitar laços, mas também avançar em acordos de cooperação”, disse Ahmadinejad antes de deixar seu país.

continua após a publicidade

De acordo com um comunicado do gabinete presidencial, “diferentes memorandos de entendimento no campo energético, comercial, cultural, de turismo e de saúde serão assinados”, disse o líder sem dar detalhes.

Na tarde deste domingo, Ahmadinejad chegará a Benim, na qualidade de líder do Movimento de Países não Aliados, disse o chanceler do país africano, Nassirou Arifari Bako, acrescentando que educação, agricultura e energia, sobretudo, estarão na agenda do encontro.

Depois de Benim, o presidente iraniano segue para o Níger na segunda-feira, onde permanece por dois dias. O Níger é o quarto maior produtor de urânio, do qual o Irã vem buscando comprar o minério há muito tempo.

continua após a publicidade

Ahmadinejad já visitou 11 países africanos, em quatro viagens, na maioria delas para buscar apoio da Organização das Nações Unidas, que impôs uma série de sanções à Teerã devido ao seu programa nuclear. As informações são da Dow Jones.