Ahmadinejad viaja à África para firmar acordos

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, embarcou neste domingo para uma série de visitas a países africanos como Benim, Gana e Níger, com acordos de energia em destaque na agenda, anunciou o escritório da presidência do Irã. “Durante a visita a Benim, Níger e Gana, nós vamos tentar não apenas estreitar laços, mas também avançar em acordos de cooperação”, disse Ahmadinejad antes de deixar seu país.

De acordo com um comunicado do gabinete presidencial, “diferentes memorandos de entendimento no campo energético, comercial, cultural, de turismo e de saúde serão assinados”, disse o líder sem dar detalhes.

Na tarde deste domingo, Ahmadinejad chegará a Benim, na qualidade de líder do Movimento de Países não Aliados, disse o chanceler do país africano, Nassirou Arifari Bako, acrescentando que educação, agricultura e energia, sobretudo, estarão na agenda do encontro.

Depois de Benim, o presidente iraniano segue para o Níger na segunda-feira, onde permanece por dois dias. O Níger é o quarto maior produtor de urânio, do qual o Irã vem buscando comprar o minério há muito tempo.

Ahmadinejad já visitou 11 países africanos, em quatro viagens, na maioria delas para buscar apoio da Organização das Nações Unidas, que impôs uma série de sanções à Teerã devido ao seu programa nuclear. As informações são da Dow Jones.