África do Sul diz que ex-presidente passará Natal internado

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela passará o Natal no hospital, em sua mais longa hospitalização desde que foi libertado da prisão em 1990, informou a presidência sul-africana.

“O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela passará o dia de Natal no hospital, seus médicos confirmaram hoje”, afirma a presidência em um comunicado.

Não há previsão de alta. “Ele permanece no hospital para se recuperar”, declarou o porta-voz da presidência, Mac Maharaj. “Não posso dizer quando ele será autorizado a deixar o hospital, cabe aos médicos tomar esta decisão”, acrescentou.

A presidência não deu indicações sobre a gravidade do estado de saúde de Mandela ou novos detalhes sobre a natureza do tratamento a que ele foi submetido.

O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, que foi tratado de uma infecção pulmonar e pedras nos rins após ser hospitalizado em 8 de dezembro, recebeu anteontem a visita do atual mandatário do país, Jacob Zuma, e “continua a reagir ao tratamento”.

Segundo a imprensa sul-africana, Mandela recebeu a visita de vários membros de sua família, inclusive de sua esposa Graça Machel.

Na quinta-feira, Zuma havia indicado que o estado de saúde de Mandela era “grave”, mas que ele tem melhorado a cada dia.

Mandela já havido sido hospitalizado em janeiro de 2011 por uma infecção pulmonar, provavelmente devido à sequelas da tuberculose contraída durante a sua passagem por Robben Island, onde passou 18 dos seus 27 anos de prisão a mando do regime racista do apartheid.

Voltar ao topo