Afeganistão sofreria colapso sem Otan, diz secretário

O governo do Afeganistão sofreria um colapso dentro de semanas se as tropas da Otan saíssem do país imediatamente, afirmou o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Miliband, em entrevista publicada neste sábado. Ele, que esteve no Afeganistão para a posse do presidente afegão, Hamid Karzai, esta semana, disse que forças insurgentes rapidamente aniquilariam as tropas afegãs se a comunidade internacional se retirasse.

“Se as forças internacionais saírem, você pode escolher um período de tempo – cinco minutos, 24 horas ou sete dias – mas os insurgentes vão aniquilar aquelas forças que estão preparadas para lidar com a resistência e voltaríamos à estaca zero”, disse ele ao jornal The Guardian.

Karzai tem dito que espera que as forças afegãs sejam capazes de controlar o país dentro de cinco anos. Miliband afirmou que a comunidade internacional ficaria o tempo que for necessário. “Calendários artificiais só ajudam o nosso inimigo”, acrescentou ele.

Na semana passada, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse a legisladores que o Reino Unido continua comprometido com a missão no Afeganistão, apesar dos pedidos públicos para que as tropas sejam retiradas em meio ao crescente número de mortes. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.