A polícia e o exército do Afeganistão estão em alerta máximo para impedir ataques contra a celebração do ano-novo afegão na próxima semana, quando o presidente Hamid Karzai deve anunciar um plano para transferência gradual das operações de segurança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para forças locais, informou o Ministério de Interior do país.

continua após a publicidade

Autoridades temem que insurgentes ataquem no dia 21 de março para interromper as comemorações do feriado de Nowruz, que marca o início da primavera e o tradicional ano-novo no Afeganistão, no Irã e em outros países da Ásia Central.

O Taleban desencorajou os afegãos de celebrar o Nowruz, quando governou o país na década de 90, por considerá-lo anti-islâmico.

Por semanas, houve relatos não confirmados de que homens-bomba de áreas perto da fronteira com o Paquistão estavam tentando se infiltrar em Cabul e em outras grandes cidades. Muitos grupos insurgentes estão localizados nas regiões tribais paquistanesas, ao longo da fronteira leste do Afeganistão.

continua após a publicidade

“Não há dúvidas de que os inimigos do povo afegão estão tentando interromper esses dias felizes”, disse hoje o porta-voz do ministério, Zemarai Bashary. Contudo, ele afirmou que forças lideradas pelos Estados Unidos estavam prontas para ajudar a polícia, o exército e o serviço de inteligência do Afeganistão a impedir possíveis ataques.

Também hoje, a Otan informou que três membros de suas tropas foram mortos no país. Dois morreram em um tiroteio envolvendo um guarda no sul do Afeganistão e o outro em um bombardeio em uma estrada no leste do país. A organização não revelou a nacionalidade das vítimas ou outros detalhes. As mortes elevam o número de baixas nas forças de segurança da Otan para 19 no mês, e 84 desde o começo deste ano. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade