O governo do Afeganistão está investigando os relatos de que o mulá Mohammed Omar, líder do Taleban no país e aliado de Osama Bin Laden, está morto, disse Zafar Hashemi, vice-porta-voz do presidente afegão, Ashraf Ghani. O Taleban não comentou as declarações do porta-voz.

continua após a publicidade

Omar, que chefia o Taleban secretamente e é aliado da Al-Qaeda, liderava um ofensiva sangrenta contra as forças lideradas pelos Estados Unidos depois que seu governo foi derrubado no Afeganistão em 2001.

“Temos relatos sobre a morte do mulá Omar, líder do Taleban”, disse Hashemi. “Nós ainda estamos investigando e assim que for confirmado iremos informar o povo afegão e a mídia”, acrescentou.

Uma autoridade de segurança do Paquistão disse, sob condição de anonimato, que os rumores que estão circulando são uma “especulação” projetada para interromper as negociações de paz.

continua após a publicidade

Os rumores apareceram dois dias antes da próxima rodada de negociações entre o governo do Afeganistão e representantes do Taleban, que serão realizadas no Paquistão. A primeira rodada de conversas foi realizada no dia 7 de julho.

Caso a morte de Omar seja confirmada, poderá complicar o processo de paz, pois elimina uma figura de liderança dos insurgentes, que estão divididos entre continuar a guerra ou negociar com o governo do Afeganistão. Acabar com a guerra tem sido uma prioridade principal para o presidente afegão desde que assumiu o cargo no ano passado.

continua após a publicidade

Os rebeldes do Taleban têm espalhado a sua guerra no Afeganistão e na fronteira com o Paquistão. Nas últimas semanas, os rebeldes tomaram o controle de distritos remotos na Província de Badakhshan e continuam a lançar ataques em massa em distritos na Província de Kunduz, uma região estrategicamente localizada na fronteira com o Tajiquistão. Fonte: Associated Press.