O Irã está pressionando a Organização das Nações Unidas (ONU) para que acabe o embargo de armas ao país, como parte de um acordo nuclear final, informou um diplomata iraniano. O prazo final para as negociações é nesta terça-feira, 7 de julho.

continua após a publicidade

A demanda do governo do Irã está entre as últimas questões sendo negociadas entre o país e as potências do P5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia), na tentativa de chegar a um acordo nuclear final em Viena, na Áustria.

Os Estados Unidos afirmaram que terça-feira é o prazo final para as negociações, entretanto, representantes dos governos norte-americano e iraniano sugeriram secretamente, nos últimos dias, que as negociações podem se estender para o fim desta semana.

O oficial iraniano afirmou que seu país não quer que os parceiros de negociação busquem mais uma extensão do prazo final para um acordo, entretanto, afirmou que o Irã não vê o dia 7 de julho como um prazo final viável para completar o processo.

continua após a publicidade

“Não vemos um prazo final definitivo para concluir nosso trabalho aqui”, disse o diplomata. “Se passarmos do dia 9 de julho, isso não será o fim do mundo. Precisamos de um bom acordo”.

“Qual foi a razão para a inclusão do embargo de armas, em primeiro lugar? Esta é uma das questões importantes que estamos discutindo”, disse o diplomata iraniano durante um intervalo entre as negociações, nesta segunda-feira. “Não deve existir espaço para um embargo de armas”, comentou.

continua após a publicidade

Oficiais do governo dos EUA afirmaram que uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU deve ser elaborada como parte de qualquer acordo nuclear final. Eles acrescentaram que a resolução deve manter elementos do embargo de armas e outras restrições.

O diplomata iraniano, que participa das negociações em Viena, indicou que as demandas dos EUA podem não ser aceitáveis, acrescentando que a percepção do Conselho de Segurança da ONU sobre o Irã precisa mudar para apoiar um acordo nuclear.

“Em nossa opinião, o tratamento recebido pelo Irã pelo Conselho de Segurança tem sido terrível”, disse o diplomata. “Se você quer chegar a uma solução razoável…uma mudança tem de ocorrer”, comentou.

O diplomata também afirmou que houve um progresso significante nas negociações nas duas últimas semanas, declarando que apenas algumas questões finais precisam ser acertadas.

A chegada dos ministros de Relações Exteriores dos países envolvidos nas negociações, entre hoje e amanhã, deve ser crucial para chegar-se a um acordo, comentou o diplomata. Fonte: Dow Jones Newswires.