Acidente em desfile real mata quatro na Holanda

Autoridades holandesas informaram que quatro pessoas morreram e 13 ficaram feridas quando um carro em alta velocidade tomou a direção de um ônibus aberto no qual estavam a rainha holandesa Beatrix e sua família durante um desfile hoje, derrubando espectadores do evento. O promotor L. Goossens disse que o incidente parece ter sido um ato deliberado, mas não de terrorismo. Ele disse que o motorista do carro ficou ferido e estava sob custódia da polícia no hospital. Oito dos feridos estão em estado grave.

O pequeno carro ia em alta velocidade, aparentemente na direção do ônibus real, passando a poucos metros do veículo antes de bater num monumento. Pessoas foram atropeladas depois que o carro desviou das grades colocadas pela polícia onde as pessoas se perfilavam para ver a família real, que estava a caminho do palácio Het Loo no feriado nacional do Dia da Rainha. Não se sabe como o carro conseguiu entrar na área do desfile, isolada pela polícia horas antes.

Policiais retiraram o motorista, que apresentava ferimentos, do carro e o colocaram numa ambulância. Outros oficiais prestaram socorro a espectadores feridos antes de levá-los para o hospital. “Estamos profundamente chocados com os terríveis eventos”, disse o primeiro-ministro Jan Peter Balkenende. “Pessoas ficaram feridas, seriamente feridas, e podemos temer o pior”, disse ele. Logo após o incidente, investigadores com cães farejadores examinaram o veículo em busca de explosivos e serraram o teto do carro para uma inspeção mais apurada. O ônibus real não foi atingido e ninguém do séquito da rainha ficou ferido.

 

O prefeito de Apeldoorn, Fred de Graaf, disse que as festividades foram canceladas. “O medo e as imagens que a família presenciou são razões para cancelar o programa oficial”, disse ele. A programação do feriado também foi cancelada na cidade portuária de Roterdã e outros eventos ao redor do país devem ser suspensos. Centenas de milhares de pessoas dirigiram-se para as principais cidades holandesas ontem e hoje para celebrar o feriado nacional estabelecido originalmente para celebrar o aniversário da mãe de Beatrix, rainha Juliana.