ACIAP comemora o centenário da imigração japonesa para o Brasil

Independentemente da programação oficial que está sendo organizada pelos governos federal e estadual juntamente com a embaixada, consulados e a comunidade, também a ACIAP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá) irá comemorar, no mês de junho, o centenário da imigração japonesa para o Brasil. ?Se acontecer uma programação oficial da comemoração em nossa cidade, nos somaremos a ela. Caso contrário, a ACIAP terá uma programação própria, através da sua Câmara Setorial de Relações Internacionais?, juntamente com outras instituições que desejarem se somar a nós, afirma o presidente Yahia Hamud.

Cubano de origem libanesa, o presidente da ACIAP ?fala de cadeira? sobra a saga dos imigrantes, e sabe o que a chegada dos japoneses ao Brasil significou, para eles: a descoberta de um enigmático mundo novo. O mesmo aconteceu com os brasileiros que os recebiam: para estes, abria-se uma era de contato com uma civilização que, em quase um século de presença, mostraria ter muito a ensinar.

Relativamente recente, apesar de dificuldades iniciais, esta imigração terminou sendo um fenômeno tão importante que hoje o Brasil já sedia a maior comunidade japonesa fora do Japão – cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Voltar ao topo