Abstenção marca pleito regional

Em meio à preocupação com a saúde do presidente Hugo Chávez, os venezuelanos voltaram às urnas hoje dois meses após reelegê-lo.
A população escolheu os 23 governadores do país e os deputados dos Conselhos Legislativos Regionais.

Chávez admitiu pela primeira vez, no dia 8, que o câncer que o fez enfrentar na semana passada a quarta operação em um ano e meio pode afastá-lo definitivamente do poder. Se isso ocorrer até 2016, novas eleições serão convocadas em 30 dias.

Chávez está em Cuba, onde se recupera da última cirurgia. Pela primeira vez, em 14 anos, venezuelanos foram às urnas sem a presença do presidente no país.

A alta abstenção marcou o início da votação. As sessões eleitorais abriram às 8h30 (horário de Brasília) e ficariam abertas até as 20h30. Diante desse cenário, o vice-presidente, Nicolás Maduro, convocou uma entrevista onde pediu o comparecimento da população às urnas. “Vamos dar um voto de amor por um homem que sempre fez tudo pelo povo da Venezuela. Não vamos falhar com Chávez, porque ele nunca nos falhou”, afirmou.

A região em disputa mais representativa é Miranda, onde o governador Henrique Capriles, candidato derrotado à Presidência, tenta se reeleger.
Capriles negou que o resultado de hoje definiria seu futuro político. “Não se trata de mim, trata-se de nosso povo de Miranda (…) de todos os Estados de nosso país”, disse, logo após votar.