Abdullah Gul é eleito presidente da Turquia

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Abdullah Gul, foi eleito presidente do país no terceiro turno de votação no Parlamento, realizado hoje em Ancara. Com a vitória, Gul torna-se o primeiro presidente turco procedente do Islã político em um país onde o laicismo é defendido rigorosamente pelo establishment.

A vitória de Gul representa um importante triunfo para o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, de raízes islâmicas, depois de meses de disputa política com o establishment secular.

Gul recebeu 339 votos em uma votação na qual precisava somente da metade dos votos do Parlamento. Pela legislação turca, um presidente só é eleito nos dois primeiros turnos se obtiver dois terços dos votos dos parlamentares.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.