A Eubiose é uma religião?

A palavra religião vem do latim religare, religar, tornar a unir o que se desuniu. A religião que divide os homens em facções hostis umas às outras não é eubiótica. A verdadeira religião é a que procura aproximar os Homens, não importando as suas crenças, desde que decentes, pois todas as religiões procedem de uma fonte única situada nas raízes do tempo… Neste sentido, a Eubiose é Religião-Síntese, posto que a todas estuda e considera.

Mas existem templos…

Há um templo em São Lourenço, Minas Gerais; outro em Mar Grande, na ilha de Itaparica, Bahia, e um terceiro em Nova Xavantina, Mato Grosso. Há também um santuário em cada departamento da SBE.

O da ilha de Itaparica é uma pirâmide assentada sobre uma base cúbica. Eleva-se a 22 metros de altura, dominando, do pico de uma elevação, a baia de Todos os Santos. Na forma de um obelisco, marca o ponto da concepção do movimento eubiótico, em 1899.

O de São Lourenço e o de Nova Xavantina tem a forma arquitetônica dos templos da Grécia clássica, um momento luminoso da História no qual Arte, Ciência, Filosofia e Religião comungavam à sombra desses monumentos. Um deles, o de Delfos, dedicado a Apolo, tinha estes dizeres no pórtico: “Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses”. Concorde com esse pensamento, a Eubiose pode ser também chamada Religião-Sabedoria.

Os templos foram construídos em honra à paz universal, à síntese harmoniosa das religiões e ao futuro Avatara, que sempre aparece no início de cada nova era evolutiva, como a que está para começar.

Que idéia a eubiose faz de Deus?

A Eubiose concebe Deus como “A Suprema Lei que a tudo e a todos rege”. Tal concepção satisfaz ao artista, ao místico, que sentem Deus como Harmonia; e ao intelectual, ao cientista, que tem de admitir que há ordem no Universo, que ela se manifesta através das leis naturais, que, por sua vez, são efeitos de leis ou causas mais abrangentes, e assim sucessivamente até chegar à Lei Última, que acaba sendo a Entidade que os religiosos chamam de Deus.

Coluna Eubiótica – Uma publicação da Sociedade Brasileira de Eubiose. Rua Deputado Joaquim Linhares de Lacerda, 71. Seminário / 80240-560 / (41) 342-6439 – Curitiba-PR.

Voltar ao topo