Multas da Diretran são cobradas junto com o licenciamento do veículo

As multas de infrações de trânsito emitidas pela Diretran estão sendo lançadas junto com o licenciamento anual dos veículos de Curitiba. Neste mês, os proprietários começaram a receber as guias de recolhimento para o licenciamento anual do veículo (GRLAV), emitidas pelo Detran. Os donos de carros com multas vão encontrar discriminados na guia os débitos referentes a cada auto de infração.

Portanto, quem recebeu pelo correio e não pagou o valor da notificação de imposição de penalidade não precisará emitir uma nova guia pela internet. O débito poderá ser quitado junto com o licenciamento do veículo. O proprietário do veículo deve ficar atento para não fazer pagamentos em duplicidade.

Não dá para quitar o licenciamento sem recolher o valor das multas. E sem o licenciamento regular, o veículo pode ser apreendido. "Conduzir o veículo não registrado e devidamente licenciado" é uma infração gravíssima, de acordo com o artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro, punida com multa de R$ 191,54 e lançamento de 7 pontos na carteira do motorista.

A data de vencimento para pagar o licenciamento varia conforme a placa do veículo. Para consultar o calendário, que começou em agosto e vai até o final de novembro, é preciso acessar a página do Detran na internet (www.pr.gov.br/detran).

Voltar ao topo