Mulheres são quase 50% do quadro de juízes do Trabalho

A Justiça do Trabalho brasileira está confirmando a tendência mundial de crescimento da participação das mulheres ocupando cargos diretivos. Apesar de o Tribunal Superior do Trabalho (TST) contar com apenas uma representante do sexo feminino na função de ministra -Maria Cristina Peduzzi -, onze dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) brasileiros são presididos por juízas e 41% do quadro de juízes em todas as instâncias já é composto por mulheres.

Outras estatísticas confirmam o crescimento da participação feminina nos postos chaves da magistratura. Nas 1.109 Varas do Trabalho brasileiras, atuam 1.118 juízes e 987 juízas. Nos TRTs, são 218 juízes e 128 juízas. Os tribunais que mais recebem ações trabalhistas no País, os de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas (SP) e Rio Grande do Sul, são presididos por mulheres: Maria Aparecida Pellegrina, Ana Maria Passos Cosermelli, Eliana Felipe Toledo e Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, respectivamente.

Também nos TRTs do Nordeste a presença feminina é destaque. São presididos por juízas os tribunais de Pernambuco, Piauí, Paraíba e da Bahia, sendo este último composto por maioria de mulheres, inclusive entre os servidores.

Voltar ao topo