Mulheres são maioria dos desempregados no mês de setembro

Rio ? As mulheres são a maioria dos desempregados das seis regiões metropolitanas ? Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador ?, analisadas na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) de setembro. Ela foi divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em setembro, no total da população desempregada 56,1% são mulheres. Essa é a maior taxa desde 2002, em relação ao mesmo período, quando ficou em 55,6%.

O gerente da pesquisa do IBGE, Cimar Azeredo, diz que o percentual se explica, em parte, por causa do mercado de trabalho, que ainda avalia que as muitas mulheres não são "arrimo de família nem responsáveis pelo próprio sustento e por isso podem ficar mais tempo sem emprego". Além disso, há o preconceito no ingresso ao mercado de trabalho.

"Historicamente sabe-se que a mulher tem maior dificuldade de entrada no mercado de trabalho, pelo leque de opções, por preconceito, porque fica grávida, tem que ter licença médica. Tem todo um processo que faz com que dificulte a entrada da mulher no mercado de trabalho. Esse quadro vem mudando, o empresariado e a população como um todo vem se conscientizando com isso, mas ainda existe esse diferencial", explicou.

A faixa etária que apresentou maior taxa no total de desempregados dessas regiões metropolitanas é a entre 25 e 49 anos.

Voltar ao topo