Mudanças climáticas serão discutidas em seminário

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizará seminário internacional para tratar das mudanças climáticas que ameaçam a vida na Terra. O requerimento, do presidente do colegiado, deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), foi aprovado na quarta-feira (7).

O deputado cita o mais recente relatório do Painel Inter-governamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), o qual relata a evidência de que o aumento da temperatura global observado durante os últimos 50 anos deve-se às atividades humanas -, "o que leva muitos especialistas em meteorologia e climatologia a afirmarem publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno".

Alterações na biodiversidade
Vieira da Cunha observa que essas mudanças climáticas globais geram alterações na biodiversidade animal e vegetal e, no caso brasileiro, os diversos ecossistemas responderão diferentemente às modificações climáticas.

"Esta Casa precisa conhecer quais biomas serão mais afetados, como isso ocorrerá, quais estudos científicos existem a respeito da vulnerabilidade dos ecossistemas, especialmente da região amazônica, de forma a estarmos aptos a legislar no sentido de garantir políticas públicas adequadas de enfrentamento dessa realidade que ameaça todo o planeta", justifica o deputado.

Os participantes e a data do seminário ainda serão definidos.

Voltar ao topo