As mudanças climáticas e sua influência na agricultura paranaense será o tema da palestra que o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, fará nesta segunda-feira (2) durante o Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais. Bianchini vai falar sobre os prejuízos que o setor agrícola vem acumulando nos últimos anos em função das mudanças do clima. Para Bianchini, a responsabilidade ambiental deve ser de todos e ele está disposto a encarar esse desafio como uma das prioridades em sua pasta. A palestra vai ocorrer na Universidade Federal do Paraná, no Centro de Ciências Florestais, no Jardim Botânico, em Curitiba.
Bianchini vai enfocar os efeitos das mudanças climáticas no Paraná, como os prejuízos decorrentes da falta de água nas cidades e no meio rural. A escassez de água ameaça a manutenção adequada de estabelecimentos de aves, suínos e bovinos. Outros efeitos como vendavais, granizo, incêndios florestais e de pastagens também estão prejudicando os produtores.
Segundo Bianchini, é possível reverter os prejuízos agindo preventivamente, antes que a desgraça seja agravada. Para isso vai falar da nova visão da agricultura. Para ele, com práticas adequadas de manejo de solo e água é possível aumentar o volume de água nas calhas de rios e córregos. Um dos problemas graves no Paraná, que será mostrado na palestra, será a redução no volume de água no rio Tibagi e nas Cataratas do Iguaçu.
Outros pontos a serem abordados serão as políticas públicas e de crédito rural que serão direcionadas para atender a necessidade de preservação do meio ambiente. Bianchini vai falar sobre a articulação do governo com os agentes financeiros para que a liberação de crédito ocorra somente para agricultores que adotarem práticas de conservação como mata ciliar, reserva legal, plano de uso e manejo do solo e água e destino correto dos dejetos.