MT registra mais de 9 mil casos de dengue em 2007

O Estado do Mato Grosso registrou 9.088 notificações de casos de dengue em 2007, informa a Secretaria de Comunicação Social do Estado. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, o número de casos nesse primeiro trimestre segue o mesmo padrão para o período verificado em 2005 e 2006, quando o Estado notificou em média 13.500 casos por ano.

A concentração de casos até março se explica pela maior ocorrência de chuvas no período. Portanto, a tendência é reduzir o número de notificações, com a queda no volume de chuvas, fator predominante na reprodução do mosquito.

Maria de Lourdes afirma que o Estado continua a monitorar 141 municípios através da Vigilância Epidemiológica e Ambiental. "Em muitos municípios ainda estão sendo feitos os trabalhos de bloqueio através da nebulização com bomba costal motorizada no controle do mosquito adulto. Também vem monitorando as ações de rotina na prevenção e controle através das atividades de supervisão", disse a coordenadora.

Os municípios da região Norte do Estado lideram as notificações de dengue. A cidade de Sinop, por exemplo registrou 665 casos e teve um óbito em dengue hemorrágica. Sorriso teve 511 casos notificados, Alta Floresta 392 casos, Barra do Bugres 333 casos notificados e Tangará da Serra 370 casos.

Voltar ao topo