MST volta a ocupar praças de pedágio no Paraná

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) voltaram a invadir as praças de pedágio de Candói e de Cascavel, ambas no oeste do Paraná, hoje pela manhã. As cancelas foram liberadas e as praças desocupadas por volta das 15h. Líderes do movimento e a assessoria de imprensa não foram encontrados em Curitiba.

Extra-oficialmente, os sem-terra estariam protestando contra possível desocupação das fazendas Campo Real, em Candói, Cajati, em Cascavel, e Três Marias, em Manoel Ribas. No dia 11, eles fizeram o mesmo protesto e o governo acabou suspendendo a desocupação das fazendas Candói e Cajati.

Vendas

Hoje, por volta das 10h, cerca de 400 pessoas tomaram a praça de Candói. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária Rodovia das Cataratas, não houve agressão. As cancelas foram liberadas e os sem-terra, ainda segundo a assessoria, armados com foices, passaram a vender bonés e camisetas do movimento a todos os motoristas que passavam. Quando acabou o estoque passaram a pedir dinheiro.

Uma hora e meia depois, 300 pessoas invadiram a praça de pedágio em Cascavel. As cancelas também foram liberadas, sem qualquer agressão a funcionários da concessionária. “Do mesmo modo que chegaram, saíram”, disse a assessoria de imprensa da concessionária.

Desocupação

Apesar do protesto, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná informou que foi iniciada a desocupação da Fazenda Três Marias, invadida por 400 pessoas em maio do ano passado e reforçada com mais 400 hoje. A Secretaria mobilizou 900 policiais para a operação, mas os sem-terra decidiram que sairão pacificamente até a tarde desta quinta-feira. Pediram apenas cestas básicas e lonas.

Voltar ao topo