MST pede suspensão de leilão de reservas de petróleo brasileiras

Aproximadamentre 130 representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) deixaram a Catedral de Brasília em direção ao Ministério de Minas e Energia, onde se encontram neste momento. Eles pedem o fim do leilão de reservas de petróleo pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), que acontece na próximam semana. O objetivo é entregar o manifesto à ministra Dilma Roussef.

Segundo João Paulo Rodrigues, coordenador Nacional do MST, as áreas a serem leiloadas representam 40% de todo o petróleo do Brasil e podem ser exploradas por multinacionais. O coordenador do MST diz que os sem-terra acamparão na Esplanada em frente ao Ministério até a próxima quarta-feira, caso o leilão não seja suspenso.

“Na próxima semana, também vamos fazer alguma manifestação em frente da Agência Nacional do Petróleo. Nós sabemos que é uma posição já tomada por parte da agência, que quer a todo custo fazer a licitação. A nossa preocupação é que uma Esso ou uma Texaco da vida venha explorar o petróleo brasileiro, tendo em vista que temos a Petrobras, uma das maiores do mundo, que tem capacidade de fazer a extração desse petróleo”, disse o coordenador do MST.

Do Ministério de Minas e Energia, eles seguem para a embaixada dos Estados Unidos, onde farão vigília de apoio ao presidente venezuelano Hugo Chavez, que passa por referendo popular neste domingo (15). Deste resultado depende a continuação de Hugo Chaves na presidência. O MST é da opinião de que a democracia está sendo consolidada naquele país, e que o presidente eleito Hugo Chavez deve concluir seu mandato. Amanhã, os sem-terra manifestam o seu apoio em frente a embaixada da Venezuela.

Voltar ao topo