MST ocupam duas praças de pedágio e abrem cancelas no Paraná

Dois grupos de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), cada um deles com cerca de 400 pessoas, ocuparam hoje pela manhã duas praças de pedágio, ambas na BR-277, nas regiões oeste e sul do Paraná. Durante quase quatro horas e meia eles mantiveram as cancelas abertas.

Os sem-terra protestavam contra o ultimato dado pelo governo do Estado para que deixem as fazendas do complexo Cajati (4R e Refopas), em Cascavel, e Campo Real, em Candói. Eles abandonaram as praças depois que o governo, a pedido do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), suspendeu a ordem.

O superintendente regional do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, deve ir aos acampamentos nesta quinta-feira para conversar com os sem-terra. O instituto está tentando negociar com os proprietários a compra das terras, mas até agora não obteve sucesso.

A Fazenda Cajati tem 248 alqueires e foi ocupada no dia 1º de agosto por cerca de mil pessoas. A Campo Real, invadida no mesmo dia por 1.200 pessoas, tem 1.200 alqueires. Os sem-terra alegam que as propriedades são improdutivas.

A concessionária Rodovia das Cataratas, que administra as duas praças de pedágio, informou ter sido surpreendida com a invasão, por volta das 9h30. Em Cascavel a ocupação não trouxe maiores problemas, embora dezenas de carros tenham passado sem pagar a taxa de pedágio.

Em Candói os sem-terra teriam quebrado algumas cancelas, computadores e o sistema de comunicação. A concessionária, que na semana passada fez um acordo com o governo do Estado para reduzir em 30% as tarifas, ainda não calculou o prejuízo. A Polícia Militar acompanhou a movimentação dos sem-terra, mas não interferiu.

Voltar ao topo