MST e CPT alertam ministro sobre situação de risco em Ortigueira

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Comissão Pastoral da Terra e ONG Terra de Direitos entregarão, na próxima terça-feira em Curitiba, ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, uma representação mostrando a situação preocupante no município de Ortigueira. No último dia 17, a mesma representação, alertando para o perigo de confronto armado, foi entregue o secretário especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

Em nota enviada à imprensa, os grupos ligados aos trabalhadores sem-terra destacam que um folheto pregando a violência contra os sem-terra está sendo distribuído em Ortigueira. “Aberta a temporada de caça aos sem-terra. Prêmio: Paz no Campo”, diz o folheto que é assinado pela União dos Sindicatos Rurais do Paraná, órgão que segundo os sem-terra, não existe. O folheto mostra ainda um desenho onde um fazendeiro atira num sem-terra.

A manifestação do sem-terra pede que novas operações, como a realizada esta semana em Palmital e Laranjal, pela Polícia Federal, sejam feitas. Na operação batizada Paz no Campo, oito pessoas foram presas e 66 armas de fogo apreendidas. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo