“Mr. da Silva” é herói da classe trabalhadora, diz BBC de Londres

O site da rádio BBC, de Londres, destaca a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, em Brasília. O portal traz uma foto de Lula, desfilando em carro aberto com o vice-presidente, José Alencar, e se refere ao presidente como o ?herói de classe trabalhadora?.

A BBC informa que milhares de pessoas de todas as partes do Brasil foram às ruas de Brasília para dar boas-vindas a ?Mr. da Silva? e lembra a ocorrência de algumas ?cenas caóticas? em razão da quebra da barreira da segurança por populares, na tentativa de se aproximarem do novo presidente.

O clima da festa foi descrito pelo correspondente da rádio como de ?esperança e euforia?, parecido com o que acompanha as vitórias do futebol brasileiro na Copa do Mundo.

?O verde e amarelo da bandeira do Brasil misturaram-se com o vermelho profundo do partido de esquerda de Lula?, afirma o texto. De acordo com o correspondente inglês, o sentimento geral é de otimismo de que o novo presidente possa realizar uma mudança social no Brasil.

A matéria lembra, entretanto, que a promessa de Lula de acabar com a fome e a miséria ocorre num período de algumas dificuldade econômicas, como o aumento de preços dos alimentos e do combustível. ?Muitos brasileiros ainda estão vivendo na pobreza?, diz o texto.

Segundo o site, os deputados saudaram o novo líder com gritos de ?Ole, ole, ole, ola, Lula, Lula?, depois do juramento feito pelo presidente e pelo vice-presidente no Congresso Nacional. A matéria ressalta que, em seu primeiro discurso, Lula prometeu uma mudança radical de direção. A frase do presidente ?a sociedade decidiu que é hora de trilhar novos caminhos? foi destacada no texto.

Voltar ao topo