MP dos bingos será assinada tão logo Lula chege à Base Aérea

Brasília – O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse, em entrevista no Palácio do Planalto, que os jogos de bingo e caça-níqueis estarão proibidos em todo o país assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar a Medida Provisória contendo esta determinação. Segunda ele, Lula assina a MP às 21 horas, na Base Aérea de Brasília, após desembarcar de sua viagem ao Rio Grande do Sul. A MP passa a ter validade depois de sua publicação no Diário Oficial da União, que circula hoje em edição extra.

O ministro afirmou que os efeitos da MP se sobreporão a todas as leis estaduais que tratam do funcionamento dos bingos e caça-níqueis. Terá também efeito legal sobre eventuais pedidos de liminares impetradas na Justiça por empresários do setor. Thomaz Bastos disse ainda que as superintendências da Polícia Federal nos estados já estão sendo orientadas para primeiro notificar os estabelecimentos e, posteriormente, caso a determinação não seja cumprida, fechá-los, como manda a MP.

Com a edição da MP, segundo o ministro, ficará a cargo do Congresso Nacional criar as leis necessárias sobre o funcionamento desses jogos no país. “Está proibido o bingo, o caça-níquel e isso agora será definido pelo Congresso Nacional”, informou. O ministro admitiu que, ao assinar a MP, o presidente Lula levou em conta as denúncias da imprensa envolvendo o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil Waldomiro Diniz.

O ex-assessor do governo, demitido na semana passada, é acusado de envolvimentos com empresários do jogo do bicho. As denúncias, conforme o ministro têm influído negativamente, inclusive na economia do país, com o aumento do risco país e do valor do dólar, além de queda nas bolsas de valores.

Voltar ao topo