MP aprova exumação do corpo do ex-secretário Osvaldo Magalhães

O Ministério Público Federal emitiu parecer favorável ao pedido de exumação e realização de exame de DNA no cadáver identificado como do ex-secretário de Estado de Esporte e Turismo e ex-diretor da Banestado Leasing, Osvaldo Magalhães dos Santos. O parecer do MPF foi assinado pela Procuradora da República no Paraná, Suzete Bragagnolo.

O MPF se manifestou em resposta a consulta do juiz titular da 2.ª Vara da Justiça Federal, Sérgio Moro, que está julgando o pedido de exumação feito pela CPI do Banestado na Assembléia Legislativa. A CPI tem dúvidas sobre se o corpo enterrado no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, pertence ao ex-secretário.

O nome do ex-secretário aparece nas investigações da CPI sobre as denúncias de irregularidades na Banestado Leasing, envolvendo R$600 milhões. Osvaldo teria morrido em 7 de setembro de 1998 em um acidente de automóvel na rodovia entre Curitiba e Palmeira.

O juiz da 2ª Vara ainda não recebeu oficialmente o parecer do MPF. De acordo com a assessoria da Justiça Federal, Moro somente irá se manifestar quando tiver uma decisão sobre o caso. O juiz pediu o parecer do MPF na semana passada, um dia depois de receber a solicitação da CPI.

Em audiência da CPI em setembro, testemunhas mostraram dúvidas sobre a morte de Magalhães. Essa especulação vem sendo feita desde a morte dele. O relator da CPI, Mário Bradock (PMDB), indica o desrespeito a procedimentos básicos de identificação do corpo no Instituto Médico Legal em Ponta Grossa e em Curitiba para embasar suas dúvidas. Bradock aponta a ausência de exames de arcada dentária e de registros fotográficos do corpo nos laudos do IML. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo