O Congresso Nacional retoma os trabalhos legislativos com as discussões centralizadas em torno da Medida Provisória 232, que aumenta impostos para as empresas prestadoras de serviço. O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), pretende se reunir durante a semana com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para tratar do assunto.

continua após a publicidade

O parlamentar já alertou o presidente da República, em audiência na última semana, sobre as dificuldades para a aprovação da medida, sem modificações, na Câmara. A MP 232 eleva de 32% para 40% a carga tributária das empresas prestadoras de serviço e corrige em 10% a tabela de Imposto de Renda.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também advertiu sobre a necessidade de negociar a MP, durante encontro com empresários na quinta-feira (17). "O Congresso Nacional vai fazer tudo o que precisa ser feito para um acordo em torno da medida", disse.

Outro tema polêmico deve constar da agenda política desta semana: a reforma política e a tributária, que serão discutidas em almoço marcado por Calheiros, com Cavalcanti e os líderes partidários. O almoço será realizado na residência oficial da presidência do Senado.

continua após a publicidade

"Precisamos demonstrar criatividade para encontrar os caminhos do consenso, assim como foi feito com todas as demais reformas já aprovadas no Congresso", declarou o senador Renan Calheiros ao assumir a presidência da Casa.