Movimentos querem que papa e bispos ouçam voz do “povo de Deus”

Brasília – Embora não tenham a previsão de participação direta nos eventos em que haverá diálogo direto com o papa Bento XVI,  os movimentos populares católicos irão marcar presença esta semana, durante a visita do papa ao Brasil, com uma série de manifestações.

A 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida será foco dessas atividades. ‘Muitos bispos acabam circulando e percebendo que eles têm que levar em consideração não só o que a igreja hierárquica pensa, mas também a igreja que o povo de Deus constrói?, diz o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dirceu Luiz Fumagalli.

Os eventos organizados pelos movimentos católicos de base incluem uma romaria com as comunidades, um seminário teológico e um acampamento. De acordo com Fumagalli, a tendência é que a conferência reforce o campo institucional da Igreja católica, mais comprometido com o conservadorismo.?Não será uma conferencia que venha a nos reaquecer?, lamenta.

Segundo ele, o conflito entre a igreja institucional e a popular existe desde o início da existência da Igreja Católica. ?No primeiro concílio de Jerusalém, já havia um grupo que defendia um cristianismo mais aberto, mais presente no mundo secular?, afirma.

Fumagalli afirma que a igreja sempre conseguiu viver com esse conflito latente, mas nos últimos tempos houve uma acomodação da hierarquia no campo da institucionalidade. ?Isso reforça cada vez mais a necessidade de o campo popular se articular com mais eficiência, a se debruçar um pouco mais sobre a sua realidade?, diz Fumegalli.

O coordenador da CPT diz que as manifestações que serão realizadas paralelamente à 5ª Conferência de Aparecida também representarão as reivindicações do movimento camponês. ?Este é um momento de refletir sobre qual o modelo que está sendo desenvolvido e se isso contribui ou degrada um plano que a gente acredita que Deus quer que nós realizemos nas terras latino-americanas?, afirma. Segundo ele, o campo é um fomentador de comunidades que preservam grandes expressões religiosas do povo brasileiro.

Voltar ao topo