Movimento nas estradas confirma retomada econômica

O movimento de veículos pelas estradas do País que cobram pedágio cresceu 6,1% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o Índice ABCR calculado pela Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias e pela Tendências Consultoria Integrada. Em 12 meses, a expansão é 1,8%. Na comparação com junho, o aumento foi de 0 07%. Na avaliação da ABCR, o crescimento do número de veículos nas rodovias indica uma clara melhora na renda das famílias e a confirmação da retomada do crescimento econômico.

Essa retomada fica ainda mais evidente, segundo os responsáveis pelo cálculo do Índice ABCR, quando se analisa o movimento dos veículos pesados de transportes de cargas, que mostrou crescimento de 6,2% sobre junho. Este segmento mostra também aumento de 3,9% no acumulado de 12 meses encerrados em julho. Já na comparação com junho, os veículos pesados apresentaram uma pequena variação negativa de -0,4%.

“Mas essa queda não é preocupante nem significativa, uma vez que o fluxo de veículos pesados tem registrado altas consecutivas e encontra-se num patamar elevado “, afirma o economista Juan Jensen da Tendências Consultoria Integrada.

Em relação aos veículos leves, o fluxo pelas estradas com pedágios do País registrou alta em julho de 6% sobre o mesmo mês do ano passado. No período acumulado de 12 meses, a alta é de 0,8%, e no confronto com junho houve um aumento de 1,4%. Segundo o economista da Tendências, “esse crescimento do fluxo de veículos leves indica uma recuperação na renda”.

Voltar ao topo