Movimento de luta contra a Aids critica Secretaria de Saúde do DF

O Movimento Nacional de Luta contra a Aids e entidades não-governamentais realizam hoje (26) em doze Estados uma manifestação contra o descaso de autoridades locais nas ações de combate à doença. Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, João Pessoa e Goiânia participam do ato. As ONGs reivindicam a melhoria nas ações de prevenção e assistência aos portadores do vírus HIV.

Em Brasília, o Fórum de ONG/Aids do Distrito Federal preparou uma carta de repúdio à Secretaria de Saúde. O documento afirma que os recursos destinados às ações de combate à Aids no Distrito Federal, mais de R$ 1,3 milhão, estão indisponíveis há mais de um ano no caixa da Secretaria de Saúde.

Intitulado ?Cadê o melhor programa de aids do mundo, aqui no Distrito Federal?, o texto foi elaborado com base numa pesquisa realizada pelo Fórum de ONG?s Aids do Distrito Federal na rede de serviços. A falta de preservativos, materiais educativos, kits para a realização de testes anti-HIV e medicamentos foram alguns problemas encontrados. A pequena quantidade de leitos para internação de soropositivos nos hospitais do Distrito Federal é considerada a situação mais crítica no momento.

?A falta de leitos nos hospitais é uma coisa que tem nos desesperado bastante. Infelizmente isso tem feito com que pessoas passem dias e dias em corredores e emergências comprometendo ainda mais a saúde?, afirma Ana Paula Prado, presidente da Associação Brasileira de Combate à AIDS-Grupo Arco-Íris e soropositiva há seis anos.

Ana Paula critica o processo de descentralização preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). ?Atualmente, dentro de uma política do Ministério da Saúde de transferência de fundos e responsabilidades, os Estados da Federação assumiram responsabilidades com as ações de aids mas infelizmente isso não têm sido cumprido?, desabafa.

Procurados pela Agência Brasil, nem o secretário de Saúde do Distrito Federal, Arnaldo Bernardino, nem a coordenadora da Gerência de DST/Aids do DF Josenilda Silva quiseram se manifestar sobre as acusações. Josenilda informou por meio de sua assessoria que ?superiores impedem o seu trabalho?. Já a assessoria de Bernardino disse que o secretário participa de um evento e só irá se manifestar quando retornar.

Voltar ao topo