Movimentação de passageiros em vôos nacionais cresce 21,1% em novembro

São Paulo ? O mês de novembro registrou aumento de 21,1% no número de passageiros transportados em vôos nacionais em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 2,8 milhões de pessoas transportadas dentro do território nacional. A oferta do número de assentos nos vôos domésticos também aumentou 23,2% em novembro e subiu de 3,3 milhões para 4,1 milhões. Os dados são do Departamento de Aviação Civil (DAC) e foram divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

Nas linhas internacionais, que são atendidas por cinco empresas aéreas, houve queda de 2,5% no número de passageiros transportados em relação a novembro do ano passado, apesar do aumento de 2,3% na oferta de assentos. Em novembro, houve 1,9 milhão de assentos pagos em vôos internacionais.

A taxa de ocupação das linhas domésticas (relação entre o número de assentos oferecidos e os efetivamente ocupados e pagos) ficou praticamente estável em novembro, com 69% contra 70% no mesmo mês do ano passado. As linhas internacionais tiveram queda mais acentuada, de 77% para 73% em 2005, apenas nesse mês.

Na comparação do percentual acumulado entre os 11 primeiros meses dos dois anos, as linhas domésticas cresceram 18,9% em quantidade de passageiros transportados e 10,6% em assentos oferecidos. A taxa de ocupação de assentos nas linhas domésticas cresceu de 65% para 70% nos 11 primeiros meses deste ano.

Os vôos internacionais registraram aumento de 7,4% no número de passageiros transportados na comparação entre 11 primeiros meses dos dois anos. No período, os assentos oferecidos também aumentaram, com um crescimento de 6,7%. A taxa de ocupação manteve-se estável em 76%.

Voltar ao topo