Morre em São Paulo, aos 72 anos, o ator Carlos Zara

Quando gravou sua participação especial no seriado Mulher, exibido pela Globo entre 1998 e 1999, o ator Carlos Zara negava-se a aceitar o fato como sua despedida da televisão, apesar da dificuldade de locomoção – por causa de uma neuropatia periférica, doença que o impedia de andar, ele era obrigado a usar uma bengala e duas próteses no tornozelo. “Não foi um adeus, só um até logo”, disse. As cenas  porém, foram derradeiras: aos 72 anos, Carlos Zara morreu hoje de manhã, por causa da falência múltipla de órgãos e insuficiência respiratória.

O ator estava internado no Hospital Sírio-Libanês havia cinco dias por causa de uma broncopneumonia. Segundo nota de falecimento divulgada pelo hospital, ele tinha carcinoma no esôfago e morreu às 5h45, ao lado da mulher, a atriz Eva Wilma, com quem era casado havia 25 anos, e familiares próximos. O velório ocorreu no próprio Sírio-Libanês. No fim da tarde, estava prevista a cremação do corpo, no Crematório de Vila Alpina, a pedido da família.

Em 50 anos de carreira, ele participou de 30 novelas, 26 peças e 4 filmes. Na televisão, passou por praticamente todas as emissoras, como Record, Excelsior, Tupi e Globo, com a qual manteve um contrato de mais de 20 anos, mesmo nos mais recentes, quando esteve impossibilitado de atuar. “Ainda apostam no velho Capitão, eu sei”, disse o ator a Giuliana Reginatto, do Jornal da Tarde, em entrevista publicada em outubro.

A patente era uma referência ao personagem que ele julgava o mais marcante de sua carreira, Capitão Rodrigo, do romance O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, adaptado pela Excelsior, em 1967. Um sucesso tão grande que, quando a emissora fechou as portas em 1980, Zara, que ficou desempregado durante sete meses, sustentou-se graças aos convites para participar de bailes de debutantes, à custa do sucesso do personagem.

Outro papel marcante foi o de Marcos, galã da primeira versão da novela Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro, produzida pela Tupi em 1973. Obrigado a fazer mechas claras no cabelo, o ator conquistou as fãs. Também durante a novela, ele iniciou o relacionamento com Eva Wilma, que interpretava as gêmeas Ruth e Raquel na história refeita pela Globo, em 1993, quando Zara também atuou em um papel menor.

Voltar ao topo